Sunday, November 16, 2008

A convite da minha amiga e ex-colega Natacha estive em Guimarães na Universidade do Minho a falar sobre os trabalhos expostos e sobre as ferramentas utilizadas (Desenho/ Photoshop/ Gravura).
Agradeço-lhe em especial (e publicamente!:)) esta oportunidade para crescer viajando até um sítio onde me apetecia ficar pela beleza de tudo e pela simpatia das gentes. Deixo também um obrigada aos alunos que apareceram e participaram - especialmente às perguntas da Rita :) e à dica do Luís: a
VAROOM existe à venda na Fábrica do Chiado (já confirmei e o preço é até o mesmo. Não é preciso vir de Londres!)
Em Guimarães ainda dei um pulo à ESAP onde existe o Mestrado em Ilustração (info completa no link) não vi as instalações mas pela biblioteca especifica que começa agora a crescer nas prateleiras deu para perceber que "estão por dentro"... Só faltava mesmo a Varoom e uns anuais internacionais da AOI e da AI. Uma das disciplinas que mais me agradou ver no programa foi a de Gestão Profissional onde abordam direitos de autor e práticas/ética da profissão.
Sobre esta questão abri um conjunto de links de instituições/exemplos no estrangeiro - No panorama Português ainda não existe uma associação ou grupo de apoio especifico, mas está para breve!! :)
Sentimos que cada vez é mais importante combater a falta de informação e promover o cruzamento de dados que suportem a Ilustração (editorial e publicitária) como uma actividade profissional e eticamente correcta. Fica o link para o site que ainda anda em orçamentos.

Deixo também o livro que referi aos aluno de design de moda -(atenção aos tutoriais desactualizados - pág. 28 e n.º6 da pag. 119) : Kevin Tallon «Digital Fashion illustration with Photoshop and Illustrator» Ed. Batsford, Out. 2008.

2 comments:

Anonymous said...

ora bem... então... para começar quero dar-lhe os parabéns pelos trabalhos maravilhosos e inspiradores que tem, pelo curto mas entusiasmante percurso, e pela disponibilidade de ter vindo a guimarães falar de forma tão despreocupada e interessante com um grupo de alunos meio desprevenidos.

devo dizer que pessoalmente adorei conhecer o seu trabalho, com o qual, em parte, me identifico e gostei de perceber a forma como desenha e pensa o desenho.

em jeito de conclusão, em relação à 'biblioteca pessoal' de desenhos (como eu lhe chamo) queria deixar-lhe uns links de galerias no DeviantArt (não sei se conhece o site) que me lembram de certa forma o que desenha, nem sei bem porquê...
pensei que fosse talvez interessante para si o paralelismo (ou não) na opinião de outras pessoas...
aí vão elas:
http://tomhoshino.deviantart.com/
http://gnomeliberator.deviantart.com/

já agora, o bobby chiu tem uma galeria nesse mesmo site(http://imaginism.deviantart.com/), em parceria com kei acedera, onde talvez poderá encontrar desenhos diferentes dos que conhece, ou até esboços, etc...

Ana Afonso said...

Olá Rita!
Muito muito obrigada pelo comentário. É a cereja final no topo do bolo que foi toda a experiência "visita a Guimarães" :)

Já conhecia o DeviantArt mas não os autores que deixaste em link. Desses, gostei de facto, e ainda fui descobrir outros para a minha galeria pessoal ;) obrigada. Depois ponho links na coluna da direita.(do Bobby e a Kei só conhecia mesmo o site deles)

Quanto àquele problema da tua Wacom? aconteceu-me o mesmo ao instalar uma no portátil. Se nas "properties" escolheres "mouse" em vez de "pen" acabam-se os saltos despropositados (e reconhece na mesma a pressão) comigo resultou.

Qualquer coisa estou por aqui e no e-mail que está no profile do blog. Disponham!